Resenha| O Despertar do Príncipe, de Colleen Houck

By Helen Martins - 9/20/2015 10:20:00 PM

Título: O despertar do príncipe (Série Deuses do Egito – Livro I)
Autora: Colleen Houck
Número dePáginas: 384
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Classificação: 5/5

Aos 17 anos, Liliana Young tem uma vida aparentemente invejável. Ela mora em um luxuoso hotel de Nova York com os pais ricos e bem-sucedidos, só usa roupas de grife, recebe uma generosa mesada e tem liberdade para explorar a cidade. Mas para isso ela precisa seguir algumas regras: só tirar notas altas no colégio, apresentar-se adequadamente nas festas com os pais e fazer amizade apenas com quem eles aprovarem. Um dia, na seção egípcia do Metropolitan Museum of Art, Lily está pensando numa maneira de convencer os pais a deixá-la escolher a própria carreira, quando uma figura espantosa cruza o seu caminho: uma múmia — na verdade, um príncipe egípcio com poderes divinos que acaba de despertar de um sono de mil anos. A partir daí, a vida solitária e super-regrada de Lily sofre uma reviravolta. Uma força irresistível a leva a seguir o príncipe Amon até o lendário Vale dos Reis, no Egito, em busca dos outros dois irmãos adormecidos, numa luta contra o tempo para realizar a cerimônia que é a última esperança para salvar a humanidade do maligno deus Seth.

Meu primeiro livro de Colleen Houck e ela já conseguiu me deixar sem fôlego com sua escrita maravilhosa!  Durante toda a narrativa você passa junto com os personagens por uma montanha russa de emoções. Fiquei encantada com a Lily e apaixonada pelo Amon.

O livro
Dividido em três momentos, ou partes, a narrativa começa no Egito antigo, mostrando um pouco da vida de três dos personagens principais, os três príncipes egípcios (Ahmose - Deus da Lua, Amon - Deus do sol, Asten - Deus das estrelas), e para em um momento crucial da história, nos transportando para a atual Nova York e para a vida da jovem Lilliana Young. Desse capítulo em diante todo o foco da história muda, quem passa a narrar é Lily, vamos conhecer toda a história através do ponto de vista dela, e por causa disso ficamos sem saber de trechos muito importantes que ocorre em um dos capítulos, espero que a autora no próximo livro revele o que acontece nesse capítulo que ficamos sem saber o que acontece exatamente com o personagem Amon.

A-M-E-I os cânticos, muito bonitos e por si só contam as histórias dos príncipes, foi uma sacada muito boa da autora. Ahhh e Dr.Hassan foi uma agradável surpresa.

Estrelas surgem. estrelas caem.Estrelas morrem.
O mesmo acontece com você, irmão,
Asten,a encarnação das estrelas...
Sem você, o céu é escuro.O firmamento estremece de tão vazio.
Pág.230

Relacionamentos
Honestamente é impressionante a forma como a autora consegue nos envolver na história. Você consegue entender os sentimentos transmitidos por todos os personagens. A ligação se Amon com seus irmãos, Asten e Ahmose, é algo que vai comover todos aqueles que lerem o livros, a ligação entre eles, a confiança a fé um no outro, a ligação construída através de milênios atrás de milênios, me levou em muitas partes do livro as lágrimas.

O relacionamento de Amon com a Lily é outra coisa que vai levar os leitores mais sensíveis as lágrimas,é bonito, principalmente o final, mas demora para chegar a um lugar que possa ser considerado estável. Colleen traça de uma forma muito sutil a relação entre eles, você consegue notar que o relacionamento entre os dois vai ficando mais forte com o passar das páginas, mesmo com a teimosia do Amon e a insegurança da Lily. Você vê eles lutarem para salvar o mundo, para salvar um ao outro, para salvar a família e principalmente vê eles lutarem contra os deuses e para se conhecerem como humano, descobrindo seus sentimentos e o mundo no qual os dois vivem.

Onde eu for desconhecido, ela comparecerá.
Onde eu estiver sozinho, ela estará.
Onde eu estiver fraco, ela me sustentará,
                                                   Até mesmo na morte.       
                                                                    Pág.29

Onde ela for desconhecida, eu comparecerei.
Onde ela estiver sozinha, eu estarei
Quando ela estiver fraca, eu a sustentarei,
Até mesmo na morte.
Nossos corações são firmes,
Nossas almas, triunfantes,
Nosso vínculo, inabalável.
Pág.358

Ação
Para aqueles que gostam de ação isso também é algo que não falta no livro, a todo instante acontece algo inesperado, que deixa você ansioso demais! São lutas com vermes gigantes (ecaaa), com necromantes, com crocodilos, com deuses, há sempre uma luta acontecendo. Algo legal na história é que você percebe o quanto da cultura egípcia a autora pesquisou e colocou nas páginas, você vai conhecer várias lendas, a histórias dos deuses egípcios, as lendas que cercam toda uma nação.

Cenários
Você também vai conhecer com os mínimos detalhes o Egito, as descrições do Cairo, das pirâmides, a cidade de Itjtawy e cidade, vai fazer você conhecer o país sem ter tirado os pés de casa e os olhos do livro. O requinte de detalhes colocados nas descrições te faz ver tudo como se tivesse olhando uma foto. A parte que eles entram dentro de uma pirâmide e vão descrevendo tudo que encontram, a descrição do Vale dos Reis é simplesmente inacreditável!

Comparações
Apesar de muitos leitores comprarem o livro, por falarem que quem já leu Rick Riordan (As crônicas dos Kane) vai amar a narrativa, não acho essa comparação justa, por alguns motivos: o primeiro deles é que apesar dos dois trabalharem a mitologia egípcia, o foco das narrativas é outra, a abordagem é diferente, a Colleen trabalha mais com o romance e relacionamentos, o foco não é a ação em si. Segundo, os personagens de O Despertar do príncipe são mais adultos, mesmo que por vezes eles tentem se descobrir em vários aspectos, é em um nível bem diferente dos livros do tio Rick, por isso peço que entrem com a mente aberta e não comparem a série, mas leiam as duas, pois ambas são excelentes, mais do que recomendadas.


Espero ansiosamente o segundo livro “Coração da Esfinge”, pois tenham certeza que comprarei assim que chegar às livrarias, deixo de ler Colleen Houck nunca mais!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ola, Helen! Tudo bem?
    Adorei seu ponto de vista! Assim como você também aguardo pelo segundo livro desta saga, mas confesso que esperava bem mais deste livro. Eu gostei, mas ao mesmo tempo me decepcionei durante boa parte da leitura.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir