Resenha: Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

By Helen Martins - 8/29/2014 01:30:00 AM

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 318
Classificação: 5/5

Confira Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Ando um pouco atrasada nas postagens das resenhas, mas peço que compreendam que essas duas últimas semanas tem sido um pouco loucas. Bom, indo para o que interessa essa resenha será sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes, e a única coisa que posso falar é: Toda a história é uma lição para se levar para toda a vida.

A primeira coisa que notei quando vi o livro é o quão fofa é a capa (e aqui se aplica aquela velha história não julgue um livro pela capa e nesse caso pelo título também), quando li as críticas apresentadas  na última capa do livro, sobre ser uma leitura romântica e envolvente, já fui logo pensando que era mais um desses romances clichês (me julguem...) mas qual não foi a minha surpresa ao não encontrar nada nem próximo disto.

Will é um personagem forte, carismático e o melhor de tudo com um belo humor sarcástico (mas isso só depois de alguns capítulos),antes ele é grosso,mal-humorado e nada coperativo, já Lou é uma mulher/garota de 27 anos que ainda não se encontrou na vida, eles não possuem nada em comum, na realidade são total opostos, mas vocês sabem o que diz aquele velho dito popular né? Que os opostos se atraem? Neste caso isso beira ao extremo da verdade. Will é muito mais experiente em todos os sentidos impostos a palavra do que Lou, na realidade ela é uma pessoa extremamente conformada com a vida que leva.



Através de toda a narrativa vamos nos deparar com situações que colocaram tudo o que pensamos em prova, nesse livro um assunto em especial faz toda a trama andar(obviamente não irei dizer qual é), temos também apresentadas questões como ciúme, traição, problemas de família, ficar limitado por paredes que você mesmo constrói,marcam cada capítulo que passa,na realidade amei descobrir que a história em certos capítulo é narrada pelos pontos de vistas  da mãe Camilla, do Nathan fisioterapeuta/melhor amigo, Georgina irmã, e Steven pai do will.

"Cara abelha atarefada Seja bem-vinda. Tenho certeza que seu amigo terá muito consolo por ter alguém cuidando dele" pág 184
  
Na realidade é uma verdadeira mistura de sentimentos e situações tão bem colocadas que envolvem você desde a primeira página. Jojo consegui trabalhar tantos conflitos em um único livro que chega a ser impressionante a narrativa acabar sendo leve (Apesar de todos os temas tratados) e flui muito bem, em várias partes me peguei dando risadas, principalmente nas cenas que a Lou inventa algum passeio com o Will.

Não irei falar muito do enredo porque seria literalmente contar spoilers sem nem perceber, mas ao final do livro eu tinha lágrimas nos olhos, sabe aquele livro que mexe com você de tal forma que tu começa a pensar em como tá a tua vida, e o que fazer para melhor certas coisas? Aquele livro que te comove de tal forma que você nem consegue falar direito sobre ele? Bom esse livro para mim foi Como eu era antes de você.  No final de tudo, são as nossas decisões que mudam as nossas vidas e as das outras pessoas que convivem conosco também.

O livro nos permite pensar em assuntos tão complexos,que mesmo depois de ter terminado de lê-lo por dias eles seguem na sua mente, afinal as decisões tomadas foram corretas (será que existe essa alternativa)? Essa é uma narração sobre autodescobertas,amadurecimento e sobre escolhas. Essa é aquele tipo de história que você consegue imaginar o final perfeitamente,mesmo que a todo momento você deseje e tente acreditar em outro. 

Essa é uma leitura mais que recomendada, só não digo obrigatória por não gosto de impor as coisas, mas se puder leia, tenho certeza que você vai passar a encarar a vida de uma forma um pouco mais diferente.  A lição aprendida ao final é de você se acabar em lágrimas, é linda,mas muito sofrível.



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários